Paraná

Siate será expandido a 19 municípios

20 set 2005 às 11:48

O Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) será expandido para mais 19 municípios. Além disso, 46 municípios receberão o projeto Bombeiro Comunitário. A mensagem do governador Roberto Requião foi aprovada nesta segunda-feira (18) na Assembléia Legislativa.

O programa Bombeiro Comunitário tem a finalidade de executar serviços de prevenção e combate a incêndios, e de apoio às ações da Defesa Civil, em cidades com população igual ou superior a 15 mil habitantes que não dispõem de unidade do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.


De acordo com o projeto, serão contratados mais 71 policiais militares, respeitando a classificação no último concurso realizado no mês de agosto de 2004, e outros 72 serão realocados através de promoções internas para exercerem novos postos no Corpo de Bombeiros. A expansão do Siate irá aproveitar estruturas já existentes e se dará por meio de convênios com as secretarias municipais de Saúde.


Assim como o Siate, o Bombeiro Comunitário também possui parceria entre Estado e municípios, proporcionando a expansão do atendimento a mais 46 cidades com mais de 15 mil habitantes. O projeto conta com ações de combate a incêndios e de Defesa Civil por meio de funcionários cedidos pelas prefeituras municipais, devidamente comandados por um bombeiro profissional. O serviço conta ainda com um veículo auto-bomba-tanque e equipamentos básicos para o atendimento emergencial.


Atualmente, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná está presente em 47 municípios do Estado e conta com 370 profissionais. Com a ampliação do Siate e do Bombeiro Comunitário, 97 municípios contarão com o atendimento, totalizando 75% da população paranaense. Em relação ao Siate, o programa de expansão contemplará o atendimento em traumas de emergência em todos os municípios do Estado com mais de 50 mil habitantes.

Informações da AEN


Continue lendo