Paraná

Setor histórico de Curitiba será revitalizado

15 mai 2013 às 08:25

O setor histórico de Curitiba vai passar por um processo de revitalização, começando pela pintura das fachadas dos prédios – primeiro passo de um projeto que prevê também a qualificação das empresas da região. O trabalho será feito por meio de uma parceria entre o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), a Regional da Matriz, a empresa Tintas Coral, o Sebrae Paraná, a Federação do Comércio (Fecomércio) e os proprietários dos imóveis.

Enquanto a administração municipal cuida do projeto, a Coral faz a doação das tintas e os proprietários contratam a mão de obra especializada.


Além da revitalização das fachadas dos prédios, o projeto também prevê a ação do Sebrae e da Fecomércio. Os comerciantes do Largo da Ordem serão visitados e aqueles que resolverem aderir poderão receber orientações para repaginar vitrines, reorganizar mercadorias e capacitar os empregados, além de aperfeiçoar aspectos relacionados à administração e à contabilidade.


Tudo de Cor - A revitalização do Setor Histórico é uma das ações envolvendo o projeto "Tudo de Cor para Curitiba", que começou em 2005, com intervenções na Avenida Marechal Deodoro. Nos últimos anos, foram realizados trabalhos semelhantes na Rua Riachuelo e na Rua São Francisco, onde, além da pintura das fachadas e do atendimento aos empresários, o Ippuc promoveu a melhoria das calçadas, meio fio, iluminação, tubulação para dados de telefonia, TV e conectividade, instalação de câmeras de segurança e orientações aos comerciantes para a despoluição visual do lugar.


Ainda em Curitiba, o projeto "Tudo de Cor para Curitiba" foi responsável pela pintura de mais de 500 casas da Vila Torres, Hospital Pequeno Príncipe, Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, Igreja do Rosário e Santuário do Carmo, entre outras edificações.

O projeto é um desdobramento do "Tudo de Cor para Você" realizado pela Coral em todo o Brasil e que já consumiu mais de 490 mil litros de tinta, treinou mais de 1.300 aprendizes de pintor e renovou as fachadas de 3.000 imóveis em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Olinda, Porto Alegre, Ouro Preto, Porto Seguro, Florianópolis, Fortaleza, Paraty, João Pessoa, Recife e Mauá. O sucesso do projeto iniciado no Brasil levou a empresa a expandi-lo para 80 países.


Continue lendo