Servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Paraná (Sema), em greve por tempo indeterminado desde segunda-feira (24), realizam nesta quinta-feira (27) um protesto na boca Maldita, no centro de Curitiba, onde distribuem mudas de flores e panfletos com os dizeres "Meio Ambiente na UTI".
De acordo com a presidente do Sindicato Estadual dos Servidores da Agricultura, Meio Ambiente, Fundepar e Afins (Sindiseab), Elci Costa, o Governo do Paraná não cumpriu a promessa de encaminhar o Projeto de Lei que reajusta a Gratificação pelo Exercício de Encargos Especiais (GEEE) à Assembleia Legislativa (Alep) até o dia 15 de agosto, principal reivindicação da categoria.
"Estamos lutando pelo reajuste e pela incorporação da GEEE. Também estamos buscando a progressão por tempo de serviço e a isonomia. Os servidores recebem essa mesma gratificação desde 2002 e ela não foi reajustada nem incorporada. Só a Secretaria de Agricultura conseguiu", afirmou.
Os trabalhadores também reclamam de falta de estrutura e pedem a contratação de mais funcionários. "Já fomos 1200 e hoje somos apenas 700 funcionários, sendo muitos terceirizados, para realizar fiscalização e licenciamento ambienta. Com as aposentadorias que estão por vir, em 2014, o quadro de funcionários do IAP vai contar com somente 268 servidores", disse a presidente do sindicato.
Protestos - Na segunda (24) e na terça-feira (25), os grevistas montaram barracas e levaram carros de som até as sede da Sema e do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Ontem, eles estiveram no Palácio Iguaçu, para tentar um acordo com o governador Beto Richa (PSDB).
Segundo o Sindiseab, na ocasião o secretário da Administração e da Previdência Jorge de Bem afirmou que o PL que reajusta e incorpora a GEEE para fins de aposentadoria será encaminhado para a Assembleia Legislativa em até duas semanas.
Na sexta-feira (28), a partir das 9h, os servidores de Curitiba se reúnem na barraca em frente à sede da secretaria para avaliar o movimento grevista e, no dia 2 de outubro, acontece a Assembleia Geral Estadual (AGE).