O crescimento do trabalho voluntário como forma de exercício da cidadania é recente no Paraná. Por isso, nem órgãos governamentais nem entidades privadas ligadas ao tema têm dados precisos sobre o número de voluntários atuando hoje no Estado. "O que percebemos é que cada vez mais pessoas começam a se interessar por esse tipo de trabalho, mas ainda não existe um sistema que reúna todos os dados", diz o secretário executivo do Centro de Ação Voluntária de Curitiba, Oscar Fergutz.
Uma pesquisa realizada em Curitiba no ínicio deste ano revelou que 53% da população declara já ter participado de algum tipo de trabalho voluntário. Só em Curitiba, a Ação Voluntária tem cadastradas cerca de 100 instituições cooperadas, que oferecem 1,1 mil vagas para voluntários todos os meses. "Temos cadastradas quatro mil pessoas entre aqueles que buscam informações até os que passam por cursos de formação de voluntários". De acordo com a pesquisa, a maioria procura espaço para trabalhar com crianças e também na área de saúde, como voluntário em hospitais, creches e instituições do gênero.
O perfil das pessoas cadastradas na Ação Voluntária mostra que ainda existe muita desinformação e preconceito com relação ao voluntariado. "Aquela idéia antiga de que só é voluntário dona de casa com baixa escolaridade ou idosos aposentados está superada", conta Oscar Fergutz. De acordo com o levantamento da entidade, 38,1% dos cadastrados possuem nível superior completo de ensino e outros 14% têm nível superior incompleto. "Muitas pessoas se surpreendem com o fato de profissionais liberais serem voluntários".
Outra informação surpreendente do perfil do voluntário curitibano é quanto a idade. Pessoas entre 21 e 30 anos respondem por 32% do total de cadastrados. Se a amostragem for ampliada para idades entre 21 e 40 anos, o índice sobe para 53%. As mulheres continuam sendo maioria entre os voluntários, com 72% do total. A preferência de trabalho é pelo período da tarde. Apenas 18% dos cadastrados preferem trabalhar como voluntários nos finais de semana. Outros 43% querem o período da tarde. "Há uma tendência de crescimento do voluntariado por resultados, um conceito que se aproxima do perfil de cidadania", completa Fergutz. O telefone para quem quiser ser voluntário em Curitiba é o 0xx413228076.
Amanhã, Dia Internacional do Voluntário, 26 pessoas e instituições do Paraná serão homenageadas com o troféu "Dignidade Solidária", idealizado com a finalidade de reconhecer trabalhos voluntários. A cerimônia acontece no salão nobre da Sociedade Thalia, na Rua Comendador Araújo, 338, em Curitiba.