Representantes da Secretaria Nacional da Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça, anunciaram, na tarde desta quinta-feira (05), que a pesquisa divulgada pelo Governo Federal, que colocava equivocadamente o Paraná e algumas de suas cidades como sendo as mais violentas do país, será corrigida.
Os representantes receberam das mãos do secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e de integrantes da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico da Secretaria (Cape), um relatório apontando os vários erros de cálculo, número de população e estatísticas ao longo da pesquisa.
Segundo o subsecretário Nacional da Segurança Pública, Robinson Robin, os erros contidos na pesquisa não devem ter acontecido apenas com o Paraná.
Retratação – Já na segunda-feira (25), a Senasp havia publicado em sua página na internet (http://www.mj.gov.br/senasp/estatisticas/estat_ocorrencia.htm), uma nota informando que realizaria as correções na pesquisa. O estudo foi divulgado na semana retrasada e contestado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná já que apresentava dados, cálculos e projeções de população erradas. (Com informações da Agência Paranaense e AEN)