Paraná

Seminário promove a ação voluntária

26 jul 2001 às 17:29

Trocar experiências e estimular empresários, comerciantes e a sociedade para que desenvolvam ou se engajem em programas voluntários. Este foi o objetivo do seminário "Ação Voluntária. Mito ou realidade", promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).

No evento, que aconteceu na quarta e quinta em Curitiba, foram realizadas debates, palestras e conferências, com a participação de oito convidados que coordenam trabalhos voluntários. Cento e oitenta pessoas de todo o Estado assistiram as paletras.


O alemão Dirk Hegmanns, que coordena o Programa de Voluntários das Nações Unidas (ONU) no Brasil contou as experiências da organização no País. Disse, que atualmente sete voluntários internacionais atuam no Brasil. "Agimos sobre o desenvolvimento local para que as condições de vida da população melhorem. Temos projetos sendo realizados tanto na área da saúde quanto na geração de empregos", disse Hegmanns. Contou, que a ONU possui duas categorias de voluntários e que está fazendo o recrutamento de brasileiros interessados em trabalhar como voluntáriosno Exterior.


"Para ser o coordenador de um projeto, o interessado tem que possuir formação acadêmica e trabalhar na área profissional por, no mínimo, cinco anos. Para trabalhar em campo, ele deve ter concluído curso superior, além de ter trabalhado em sua área de atuação por dois anos", explicou. Os trabalhos, realizados na área profissional do voluntário, acontecem no Exterior.

"Fazemos um contrato de dois anos e damos uma ajuda de custo. Os valores variam de acordo com o custo de vida de cada país. Aqui no Brasil, por exemplo, os voluntários internacionais recebem US$ 1,8 mil por mês (o equivalente a R$ 3,6 mil). Atualmente 800 pessoas trabalham como voluntárias no Timor Leste. Os interessados em trabalhar no Exterior podem se inscrever pelo site: www.unv.org.


Continue lendo