Paraná

Seminário em Curitiba discute violência contra mulher

20 mar 2013 às 11:39

Curitiba recebe nesta sexta-feira (22) o Seminário Municipal sobre o Enfrentamento à Violência contra a Mulher, organizado pela Prefeitura, em parceria com a Câmara Municipal da cidade. Durante o evento, os executivos municipal e federal irão assinar o Pacto Nacional para Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.

A secretária nacional de enfrentamento e violência contra mulheres, Aparecida Gonçalves, participa do evento, no qual falará sobre o projeto de construção da Casa da Mulher Brasileira, que será instalada em Curitiba até março de 2014. À tarde haverá debates sobre o tema das políticas públicas na cidade de Curitiba, sob a mediação da Secretaria Municipal da Mulher, da Fundação de Ação Social (FAS), da Delegacia da Mulher, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado, do Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar e do Ministério Público do Paraná e das vereadoras.


O seminário contará com a presença também da secretária de avaliação de políticas e autonomia econômica das Mulheres do governo federal, Tatau Godinho, da vice-prefeita de Curitiba, Mirian Gonçalves, da presidente da Fundação de Ação Social, Marcia Fruet, da Secretaria Municipal de Mulher, Roseli Isidoro, e das vereadoras Julieta Reis, professora Josete, Dona Lourdes, Carla Pimentel e Noemia Rocha.

Mapa da violência -
De acordo com levantamento do Ministério da Saúde, o Brasil registrou, em 2010, 52.260 homicídios de mulheres; 72% dos casos ocorrem dentro de casa, cujo principal agressor foi o marido, companheiro, ou ex-companheiro. O estudo também registrou, no mesmo ano, 70.285 atendimentos de mulheres vítimas de violência nas unidades de saúde. Em 30 anos, 92.100 mortes de mulheres, quase a metade na última década.

Serviço:
Seminário Municipal sobre o Enfrentamento à Violência contra a Mulher
Data: 22 de março, a partir das 8h30,
Local: Salão de Atos do Parque Barigüi.


Continue lendo