Paraná

Sem-teto pedem desapropriação de área na CIC

15 out 2012 às 11:06

Integrantes do Movimento Popular por Moradia (MPM) fazem uma caminhada na manhã desta segunda-feira (15) na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), próximo às Moradias Sabará, no Contorno Sul, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e do poder público.

Segundo o coordenador do MPM, Fernando Pena, cerca de 100 pessoas participam do protesto. Elas tentam pressionar a prefeitura e a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para que desapropriem uma área na Estrada Velha do Barigui, em frente à fábrica da Toshiba, pertencente à empresa Damiani Engenharia.


No dia 28 de setembro, 600 famílias ocuparam o local. No entanto, com o pedido de restauração de posse, elas temem ficar sem ter onde morar. "Queremos executar um projeto de urbanização, com a construção de moradias dignas para as famílias. Além disso, pedimos a instauração de um aluguel social, por parte da prefeitura, de R$ 600", afirmou Pena.


De acordo com o MPM, as pessoas que ocuparam a área moravam em casas de parentes e/ou em situação precária, nos mais diversos bairros da cidade. Não têm, por tanto, condições de adquirir um imóvel.

O movimento também prevê a realização de outros protestos durante a semana, tanto na CIC como no centro da Capital, para discutir o direito à moradia.


Continue lendo