Paraná

Sem-teto invadem antigo prédio do Banestado no Centro de Curitiba

07 jun 2003 às 17:22

Quarenta famílias de sem-teto invadiram um prédio na Avenida Marechal Deodoro, Centro de Curitiba, na madrugada deste sábado. O edifício Saint Silaire, de nove andares, abrigava uma agência do Banestado e estava desocupado havia dois anos.

O coordenador do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia, Anselmo Schwertner, afirmou que o invasão busca ''denunciar a a falta de uma política habitacional em Curitiba'' e faz parte de uma estratégia adotada em todo o País.


O prédio pertence ao Banco Itaú, que comprou o Banestado. Um advogado do banco vistoriou o prédio no início da tarde. Policiais militares acompanham a movimentação, mas a desocupação só poderá ser feita com mandado judicial.


Schwertner diz que os sem-teto buscam um acordo com a prefeitura para a criação de um projeto habitacional para as famílias. Segundo ele, os ocupantes vivem em casas de parentes ou pagam aluguel.

Os sem-teto ocupam salas e corredores do prédio. Segundo Schwertner, o edifício ainda tem energia elétrica e o movimento está tentando religar o abastecimento de água. Os manifestantes, entre eles crianças, pretendem passar a noite acomodados em colchonetes.


Continue lendo