Paraná

Sem-teto e guarda municipal se ferem em confonto

01 set 2003 às 17:04

O líder do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), Anselmo Schwertner, e o guarda municipal José Luiz Dalavilla foram encaminhados ao Hospital do Trabalhador, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira.

Os dois foram feridos em um confronto entre cerca de 20 integrantes da Guarda Municipal e um grupo de 50 sem-teto durante a desocupação de uma área invadida no fim de semana no bairro Umbará, próximo ao Contorno Sul.


Segundo a rádio CBN, alguns sem-teto afirmaram que guardas municipais - que são proibidos de portar armas - teriam disparado tiros durante o confronto.


O guardador de carros Marcos Roberto Rodrigues e o desempregado Joel Alves da Silva, sem-teto detidos por suposta agressão ao guarda municipal hospitalizado, não confirmaram essa informação.


O advogado do MNLM, Carlos Bernardo de Albuquerque, registrou notícia-crime contra a Guarda Municipal de Curitiba pela suposta agressão contra os dois sem-teto detidos.


Segundo ele, os sem-teto haviam invadido uma área particular por engano e estariam tentando ocupar uma área vizinha, que pertence à Cohab, quando houve o confronto.


Segundo informações da prefeitura, o terreno da Cohab e estava sendo preparado para receber 500 famílias que estavam na Vila Audi, em área de preservação ambiental.

Os sem-teto do MNLM são os mesmos que ocuparam um prédio do Banco Banestado, no centro de Curitiba, durante dois meses e que passaram uma noite acampados em frente à prefeitura da capital.


Continue lendo