Cerca de 500 trabalhadores sem-terras da Contag invadiram na manhã deste sábado (29) a Fazenda Central, em Porecatu, de propriedade da Usina Central do Paraná. A área tem 11 mil alqueires, a maioria com cana-de-açúcar.
A ocupação foi pacífica e policiais militares acompanharam a movimentação à distância.
De acordo com o soldado Rodrigo, da Polícia Militar, eles chegaram com colchões, dando a entender que iriam acampar no local. "Mas como acontece em todas invasão, eles chegam em grande número de pessoas mas depois começa a dispersar e ficam poucos". Segundo ele, no último mês ocorreu várias invasões de fazenda na região de Porecatu por membros da Contag e atualmente quatro permanecem com invasores.
Esta seria a nona invasão de fazenda feita por membros da Contag na região. O objetivo dos sem-terras é agilizar o processo de assentamento de famílias no norte do Paraná. Segundo a Contag, a área está na lista do governo por ser considerada improdutiva.
Por volta das 16h, os sem-terras deixaram pacificamente a fazenda. De acordo com a Polícia Militar, eles desistiram de montar acampamento e deixaram a área em ônibus.
Notícia atualizada às 19h>>>>>>>>>>>>