Os cerca de 160 integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que ocupavam a entrada da Fazenda Pitanga, em Uniflor, próximo a Paranavaí, no Norte do Estado, já saíram da área.
Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, a desocupação - que já estava determinada pela Justiça - foi feita de maneira espontânea e pacífica pelos sem-terra. O secretário de Estado da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, classificou como "brilhante" o trabalho de negociação da Polícia Militar.
Apesar da calma desta sexta-feira, a noite de quinta foi bem diferente. Seguranças encapuzados de uma fazenda vizinha atiraram no acampamento dos sem-terra, atingindo três tiros em Emílio José Teixeira, que está internado no Hospital Universitário de Maringá. Ele sofreu uma cirurgia para a retirada das balas e está fora de perigo.
Parte dos 250 policiais militares enviados ao local deve continuar na entrada da fazenda para impedir novas invasões e proteger tanto os sem-terra quanto os proprietários rurais.
Durante a tarde, serão feitas buscas em residências próximas à fazenda para cumprir o mandado de busca e apreensão de armas, expedido pela expedido pela juíza da comarca de Nova Esperança.