Paraná

Seguro-desemprego para pescadores já pode ser requerido

29 jan 2007 às 15:38

Os pescadores artesanais de camarão de baía – proibidos de pescar em virtude de reprodução da espécie - que ainda não solicitaram o seguro-desemprego têm até o próximo dia 15 para solicitar o benefício e até o dia 28 de fevereiro para apresentar a regularização da licença de pesca. Mais de 1,8 mil pescadores artesanais de Guaraqueçaba, Guaratuba e Paranaguá já deram entrada no seguro. O período de defeso do camarão de baía iniciou no dia 15 de dezembro.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Delegacia Regional do Trabalho (DRT/PR), o benefício dos pescadores artesanais é geralmente pago de 15 a 30 dias após o requerimento. São três parcelas de R$ 350,00.

O pescador que solicitar o seguro temporário deve comprovar que está inscrito na Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca no mínimo um ano, apresentar comprovante de inscrição no PIS/PASEP e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), atestado da colônia de pescadores artesanais, carteira de identidade ou de trabalho, comprovantes de pagamento das contribuições previdenciárias e do número de inscrição como Segurado Especial.


Continue lendo