A Secretaria Estadual de Educação diz que está tudo pronto para a segunda fase do Concurso Público para professores da rede estadual de ensino que começa nesta terça-feira. Esta etapa, denominada Prova de Títulos, avaliará os documentos referentes a titulação e tempo de serviço dos classificados.
Para esta análise serão enviados a todos os Núcleos Regionais de Educação funcionários especialmente treinados pela Seed. "Toda estrutura para a realização desta fase foi pensada com antecedência. Os 32 núcleos regionais já estão preparados para fazer a análise dos títulos", diz a chefe do Grupo de Recursos Humanos da Seed, Sheila Regina Basso Assef.
Os 38.690 mil classificados na primeira fase devem se dirigir aos Núcleos Regionais de Educação, nesta terça ou quarta, das 9 às 16 horas, com os certificados de cursos e tempo de serviço (certidão ou carteira de trabalho).
Para os professores que já fazem parte da rede estadual, sejam celetistas ou aqueles que dão aulas extraordinárias, é necessário solicitar aos núcleos as certidões que comprovem o tempo de trabalho. Todos os núcleos já têm disponível esta certidão.
"Quem lecionou em estabelecimento de ensino particular deve levar também a declaração da escola, além da carteira profissional", explica Sheila. Além do original é necessário levar cópias de todos os documentos. "Eles serão analisados e as cópias ficarão retidas", completa.
O resultado parcial desta etapa será divulgado no dia 18 de junho, pela internet. Os dias 20 e 23 serão destinados a apresentação dos recursos. E no dia 1O de julho será divulgado o resultado final.
Os professores contratados preencherão 16.397 vagas de 5A a 8A séries do Ensino Fundamental e séries do Ensino Médio. O salário inicial é de R$ 385,04 mais abono de R$ 50,00.
Curitiba e Região Metropolitana - Para os classificados na Capital e Região Metropolitana a entrega dos documentos será feita no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, situado à Av. João Gualberto, 250. "Vamos centralizar os candidatos do Núcleo Regional de Curitiba, Núcleo Regional da Área Norte e Área Sul", explica a chefe do Núcleo Regional de Curitiba, Sheila Toledo.
Segundo ela, apenas em Curitiba serão preenchidas 1.737 vagas. "O Concurso Público, que não se realizava desde 1996, vem atender aos objetivos deste novo governo e aos anseio da escola pública e de qualidade", finaliza.