O secretário-geral da ONU, o chanceler sul-coreano Ban Ki-Moon, passou por Foz do Iguaçu neste domingo, quando foi recebido pelo prefeito Paulo Mac Donald Ghisi.
Ban Ki-monn, acompanhado da mulher Yoo Soon-taek e equipe, viajavam num avião da FAB, que fez escala em Foz do Iguaçu, vindo de Santiago do Chile e rumando para Ribeirão Preto (SP), onde estava programada visita a uma usina de biocombustível. Ban substituiu, à frente da ONU, o ganense Kofi Annan, que deixou o cargo após dois mandatos (1997-2007) de cinco anos.
Inicialmente estava prevista apenas uma escala técnica em Foz para que a aeronave fosse reabastecida e também para que a documentação da comitiva passasse pelo processo aduaneiro. Mas o prefeito Paulo Mac Donald aproveitou a visita relâmpago do secretário para conversar sobre a região e expor alguns de seus propósitos para a cidade que administra.
O avião pousou ao meio-dia e meia e decolou 55 minutos depois. Nesse período, o prefeito conversou com o chanceler e sua equipe a respeito da fronteira e também colocou a cidade como potencial sede para o braço da ONU relativo a questões de meio ambiente.