Paraná

Secretário diz que garantir fim da tortura é difícil

10 dez 2003 às 15:22

O secretário estadual da Justiça e Cidadania, Aldo Parzianello, disse nesta quarta-feira que está tomando providências para punir os responsáveis pela tortura de presos nas prisões paranaenses. Mas, segundo ele, garantir o fim da tortura é difícil.

Parzianello depôs nesta quarta-feira à Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa. Segundo a rádio CBN, ele disse não conhecer algumas das denúncias de maus tratos apresentadas pelos deputados e pediu ajuda da comissão para reverter esse quadro - que estaria presente em todas as 16 unidades penais do Paraná.


O secretário disse que, desde o início do ano, 15 funcionários teriam sido repreendidos pela prática e 18, demitidos. Na Casa de Custódia de Curitiba, a demissão de todos os diretores, acusados de conivência, foi determinada por Parzianello.


Ainda segundo a CBN, o secretário acusou o sindicato dos servidores do sistema penitenciário de usar as denúncias de tortura de forma política, para desgastar o governo e conseguir aumento salarial.

Além disso, ele culpou os funcionários terceirizados das unidades penais pela maior parte dos registros de surra e maus tratos a presos.


Continue lendo