O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Walter Bianchini, se mostrou solidário com os produtores rurais dos Campos Gerais, nesta terça-feira (14), durante o Agroleite, em Castro. Segundo o Núcleo Sindical Rural da região, Bianchini está disposto a defender - junto ao governo do Estado - a bandeira da classe por melhorias para o setor e à definição de uma política agrícola.
Na oportunidade, Bianchini reconheceu que o médio agricultor tem dificuldades junto à créditos, ao contrário dos grandes, e se mostrou aberto a diálogos. Ressaltou ainda que novas estratégias devem ser elaboradas. Ele destacou que o cenário da agricultura paranaense está voltado para o desenvolvimento sustentável, o fortalecimento da agricultura familiar, a inclusão social, a redução das desigualdades regionais e mudança na matriz produtiva.
Proposta
Bianchini recebeu das entidades uma proposta de defesa de renda do produtor. A classe reivindica já para a safra 2007/2008 o direito de compra, de uma opção de venda lançada pela Conab em volume e valor que assegurem uma receita suficiente para cobrir os custos totais da produção.
Seguro contra riscos climáticos que garanta a recuperação dos custos de produção; a criação de um fundo de aval para os produtores que não tenham condições de oferecer garantias adicionais para adquirir crédito; e criação de um sistema de controle social das aplicações do crédito rural também estão na proposta.
O assessor especial do ministro Reinhold Stephanes, Newton Pohl Ribas avaliou que a proposta deve ser levada também à Brasília e pediu aos produtores que preparem um documento assinado por entidades do setor para ser entregue ao ministro. "Temos um grupo de trabalho que envolve vários ministérios. Serei o interlocutor dessa proposta junto ao ministro", disse.
Avaliação
O presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior, destacou que o apoio do governo é fundamental para junto com os produtores viabilizar propostas concretas para o pequeno, médio e grande agricultor, acabando com a instabilidade no campo. "Os produtores são os maiores geradores de impostos, precisamos de políticas definidas".