Paraná

Secretaria descarta fim das eleições para diretores

29 set 2001 às 12:54
A secretária de Estado da Educação, Alcione Salyba, não aposta na revogação do decreto 4.313/01, que regulariza o processo de seleção dos diretores da escolas da rede estadual de ensino. O fim das eleições de diretores é um dos pedidos feitos pelos professores grevistas, que não concordam com o sistema de apuração dos candidatos.
Prova do otimismo de Salyba foi o anúncio feito nesta sexta-feira do cronograma das eleições que, para ela, devem prosseguir normalmente até o dia 28 de outubro. De acordo com a secretaria, 3.673 candidatos participarão da eleição em 1.567 escolas.
Para a secretária, qualquer mudança no processo em andamento significa que nove mil professores (que passaram no teste de seleção) podem processar o Estado.
Uma nova votação do projeto que propõe a derrubada do decreto está prevista para a próxima segunda-feira, na Assembléia Legislativa. Pela manhã, Alcione se reunirá com o chefe da Casa Civil, Alceni Guerra, com o líder do governo na Assembléia, deputado Durval do Amaral, deputado Duílio Genari, e com os deputados da base governista que foram favoráveis à derrubada do decreto (Ricardo Chab, Edson Guimarães, Luiz Carlos Alborguetti e Ricardo Maia).
A proposta já foi discutida em duas sessões esta semana, mas os deputados da aliados ao governo se retiraram do plenário inviabilizando a votação por falta de quorum.
Neste sábado, uma escola de Castro e uma de Ponta Grossa farão a escolha dos diretores. Em Curitiba, a Escola Estadual Leonor Castelano, no Boqueirão, e a Escola Estadual Santa Agda, no bairro Boa Vista, realizam amanhã a eleição. Outras seis escolas de Jaguariaíva elegem seus candidatos neste final de semana.

Continue lendo