Paraná

Secretaria de Educação investe pesado em informatização

04 jan 2004 às 20:17

A Secretaria da Educação do Paraná vai investir R$ 100 milhões no projeto Educação Básica e Inclusão Digital, que permitirá informatizar escolas, capacitar professores e desenvolver mais as atividades complementares. Já nos primeiros meses do ano a Secretaria abrirá licitação para a compra de 24 mil computadores, 2,1 mil servidores e para a adaptação das 16 mil máquinas existentes nas escolas.

O projeto será desenvolvido em cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD – e os recursos vêm do Programa de Expansão, Melhoria e Evolução do Ensino Médio no Paraná – PROEM –, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento e Tesouro do Estado.


A parceria com as entidades internacionais permitirá economia de 30% em impostos, possibilitando novos investimentos na educação regional.
Até ser totalmente implantado, o projeto, que faz parte do Paraná Digital, deverá passar por várias etapas.


Entre elas estão a ampliação da rede de fibra ótica da Copel para a integração das 2,1 mil escolas da rede pública e compra de equipamentos para os laboratórios de informática. Também está prevista a capacitação dos professores para o uso da informática como ferramenta pedagógica e a manutenção do portal Dia-a-Dia Educação, para facilitar o acesso aos conteúdos educacionais.


Implantação – O portal foi lançado pelo governador Roberto Requião e pelo secretário da Educação, Maurício Requião, no começo de dezembro, para beneficiar alunos, professores e funcionários de todo o Paraná. O principal alvo do portal, por enquanto, é o professor. Além do acesso à internet, cada um terá endereço eletrônico, no total de 1,5 milhão de contas de correio eletrônico. O endereço do portal é www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.

Com os recursos definidos na renovação dos convênios para o PROEM e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento estão garantidas as condições para a implantação de todo o programa até 2006. O Paraná Digital, com o portal Dia-a-Dia Educação foi desenvolvido em parceria com a Copel, Celepar e Universidade Federal do Paraná. Somente com a educação a Copel deverá investir R$ 140 milhões.


Continue lendo