A Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano da Presidência da República oferece às regiões metropolitanas (RMs) de todo o Brasil 11 programas de ação. Destes, quatro implicam na liberação de financiamento e se destinam às áreas de habitação, saneamento, transporte e gestão urbana. Porém, muitas regiões metropolitanas brasileiras não conseguem acesso a estes programas.
Segundo a gerente do programa da Gestão da Política de Desenvolvimento Urbano da secretaria especial, Vera Ribeiro, o relacionamento entre os gestores das RMs e a União poderia ser mais estreito. Vera participou nesta quarta-feira do seminário internacional Diálogos Metropolitanos, evento que está discutindo as necessidades de uma metrópole para se alcançar o desenvolvimento competitivo, sustentável e solidário.
Segundo a diretora do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Curitiba, Zulma Schussel, o evento vai ajudar a encaminhar as discussões sobre o plano da região de Curitiba, que por enquanto é apenas um documento para discussão. Os principais problemas que são desafios hoje para a RMC são o transporte coletivo, o abastecimento de água e a habitação.
*Leia mais sobre o assunto na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.