Com a aproximação do feriado de carnaval, a Secretaria Estadual da Saúde (SESA) alerta as pessoas que irão viajar para as regiões Sudeste, Norte, Centro-Oeste do país, todo o estado da Bahia e toda zona rural do Brasil para que tomem vacina contra febre amarela. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a doença na forma silvestre é endêmica, ou seja, os casos são registrados o ano todo.
A vacina, para fazer efeito, deve ser tomada no mínimo dez dias antes da viagem para regiões de risco. De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, a dose é gratuita e está disponível em todas as unidades de saúde do Estado.
A vacina deve ser tomada por adultos e crianças com mais de seis meses que forem viajar a estas regiões. Esta é a principal medida de controle da doença e dá proteção próxima a 100%. É administrada em dose única, com reforço a cada dez anos.
No Paraná, não existem casos da doença silvestre e a forma urbana não é registrada há 36 anos, mas há municípios na área de risco ao longo do Rio Paraná e na zona rural. Em dois anos de vacinação, a Secretaria de Saúde já imunizou cerca de 5 milhões de pessoas no Paraná.
A febre amarela é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue.