O primeiro é o incentivo aos hospitais universitários (HUs) do Paraná. A construção do Centro de Reabilitação do Paraná é outra prioridade. Com matriz na região de Curitiba e uma unidade no interior, o Centro será referência no atendimento de pacientes com traumas provocados por acidentes ou paralisia cerebral.
Os outros dois pontos a serem priorizados são referentes ao atendimento hospitalar. Também foi solicitado aos parlamentares que as emendas beneficiem as Santas Casas e os hospitais filantrópicos do Estado.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende construir, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto da Criança, que será o primeiro hospital público infantil de grande porte do Paraná e deverá estar localizado na Região Metropolitana de Curitiba.
O secretário solicitou aumento do teto financeiro do Estado, em especial da região de Foz do Iguaçu, que tem o menor repasse do Paraná. Além disso, pediu mais agilidade nos repasses de verba do Ministério para os municípios.