A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, em parceria com a Secretaria de Educação, vem promovendo palestras especiais sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, aids, tratamento, e também sobre os remédios genéricos. As palestras acontecem nos cursos do Vaga-Lume (alfabetização de adultos) e do EJA - Educação de Jovens e Adultos.
Os alunos de todas as escolas vêm recebendo orientações sobre o uso de preservativos, que inclusive são distribuídos entre os alunos, junto com folhetos. As palestras são solicitadas pelas escolas junto a Equipe de Ensino, que agenda as palestras ministradas por integrantes do Programa Municipal de Controle das DSTs/AIDS.
A iniciativa quer diminuir os índices de doenças sexuais, que também atingem parceiros fixos, e alertar para a importância da prevenção, sintomas, procedimentos em relação a exames gratuitos, tratamento, etc.
Os encontros também orientam sobre os sintomas das diversas doenças, inclusive a aids, que pode ser detectada através de teste de HIV, que pode se feito gratuitamente no COAS - Centro de Orientação e Apoio Sorológico (Avenida Paraná, 1.526), é sigiloso e gratuito.
Informações da Prefeitura de Foz do Iguaçu