Paraná

Saúde leva para rua campanha contra o câncer

23 nov 2000 às 16:59

A Secretaria Municipal de Saúde começou hoje uma campanha de prevenção aos vários tipos de câncer. Até sábado, equipes médicas estarão na Praça Rui Barbosa, no centro da cidade, fazendo avaliação da pele e da boca para identificar possíveis lesões. Os profissionais também estarão orientando a população sobre a importância de exames periódicos de mama, útero e próstata.

A idéia da campanha é realizar exames preventivos. No caso do câncer de pele e colo de útero 100% dos casos podem ser curados quando detectados precocemente. No câncer de mama o índice de cura chega a 85% e no câncer de boca, 90% dos casos poderiam ser evitados com medidas preventivas.


A maioria das lesões na boca são causadas por próteses e dentaduras mal feitas ou mal adaptadas, de acordo com o dentista Roberto Sugita da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, referência nesse tipo de tratamento. Nessa unidade, desde março, cerca de 600 pessoas foram atendidas, sendo detectado câncer em três casos. As pessoas de maior risco de contrair a doença são os fumantes, as que bebem e maiores de 40 anos. Na campanha, também estão sendo distribuídos folhetos ensinando a fazer auto-exame da boca.


A campanha da prefeitura antecede a 3ª Campanha de Prevenção das Doenças de Próstata, que será realizada no sábado, em parceria entre o município e a Sociedade Paranaense de Urologia.


A campanha será concentrada em dez unidades de saúde e quatro hospitais, onde urologistas trabalharão como voluntários. Homens com mais de 45 anos devem se submeter ao exame. Segundo o médico Luiz Carlos Rocha, presidente da Sociedade, o diagnóstico é feito através de exame de toque retal.

O atendimento na Praça Rui Barbosa acontece hoje das 9 às 19 horas e emanhã das 9 às 17 horas. Amanhã os exames de próstata estarão sendo feitos em dez Unidades de Saúde: Boa Vista 24 horas, Cajurú, Campina do Siqueira, Eucaliptos, Ouvidor Pardinho, Santa Felicidade, São João Del Rey, Vila Hauer, Vila Leão e Vila Machado, e nos Hospitais de Clínicas, Evangélico, Cajurú e Santa Casa.


Continue lendo