A Secretaria Estadual da Saúde abriu nesta segunda-feira, Dia Internacional do Doador Voluntário de Sangue, uma campanha para ampliar o número de doadores. Além do lançamento na capital, todas as regionais de saúde do Estado promoveram eventos para incentivar as doações. Durante a semana, a secretaria vai realizar blitz em vários pontos de Curitiba, em parceria com a Diretran, para esclarecer dúvidas e informar a população sobre a doação.
De acordo com dados da Secretaria da Saúde, atualmente 58% dos doadores são do sexo masculino e 35% estão na faixa entre 18 e 30 anos. A grande maioria dos voluntários que procuram o Hemepar (58%) são doadores espontâneos, enquanto 42% doam sangue mais de uma vez.
A Rede Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) é formada por 24 unidades, entre hemocentros, hemonúcleos e unidades de coleta de sangue, que fornecem hemocomponentes para 300 hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Hoje, a rede tem 300 hospitais. O balanço parcial deste ano, de janeiro a setembro, registra 110.504 candidatos a doador, 89.054 bolsas coletadas e a realização de 115.184 transfusões. Neste período foram também feitos 1.285.949 exames laboratoriais.