Paraná

Saúde cria Comissão Permanente de Combate à Dengue

03 abr 2003 às 15:23

O secretário estadual da Saúde Cláudio Xavier anunciou, nesta quinta-feira, a criação de uma Comissão Permanente de Combate à Dengue para Londrina e região.

A comissão terá 30 dias para apresentar à Secretaria de Estado da Saúde um projeto para o combate à dengue em 2004, a ser implantado já no próximo inverno.


A equipe será composta por representantes da 17ª Regional de Saúde - Londrina e mais 20 municípios - da Secretaria Municipal da Saúde de Londrina e da comunidade.


A intenção da Secretaria estadual é lançar oficialmente o programa no dia 21 de junho, primeiro dia do inverno, com orientação à população, visitas dos agentes de saúde - 300 estão em atuação em Londrina - e as demais ações preventivas que serão apresentadas no programa.


A primeira comissão foi formada em Londrina porque é a cidade que mais apresenta casos de dengue no Estado. Dos 2525 casos confirmados pelo Centro de Saúde Ambiental da Secretaria, 1233 estão na cidade. Até agora, dois casos da forma mais perigosa da doença, a dengue hemorrágica, foram confirmados na cidade, um deles com morte.


De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação, ainda neste mês serão formadas comissões permanentes nas demais 21 regionais de saúde. Todas deverão apresentar à Secretaria de Saúde o seu projeto de prevenção da doença.

Para garantir o tratamento dos pacientes, a Secretaria e a Regional assinaram convênios com os hospitais locais de Londrina. A Santa Casa disponibilizou cinco leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento dos pacientes com dengue hemorrágica e o Hospital Universitário (HU) reservou leitos na enfermaria de alto risco e três na UTI.


Continue lendo