Mais de 50 toneladas de uva, três toneladas de macarrão, duas toneladas de frango e 40 mil litros de vinho estão à venda na 43ª Festa da Uva, que começa nesta sexta-feira e termina no domingo, no Bosque São Cristovão, em Santa Felicidade, Curitiba. Pela Festa da Uva, que é o maior evento promovido por descendentes de italianos do Estado, devem passar mais de 70 mil pessoas, conforme a organização do evento. A edição deste ano custou aos organizadores R$ 80 mil.
Shows com bandas típicas e cantores românticos que tocam músicas italianas são algumas das atrações. Na abertura da festa, às 20h30, uma tonelada da tradicional macarronada gigante será distribuída aos que compareceram ao local. Durante a tarde, pessoas vestidas com roupas típicas, deram mais de 300 quilos de uva, além de vinho, aos que passaram pela Boca Maldita, Rua XV de Novembro.
De acordo com o organizador do evento, Alcídes Damker, o objetivo da festa é resgatar a cultura italiana através das músicas, danças e comidas típicas que são comercializadas nos tradicionais restaurantes do bairro gastronômico de Santa Felicidade. "Este ano, trouxemos como novidade o cantor gaúcho Jaime Pastre, que canta músicas românticas em italiano e está se projetando nacionalmente", disse.
Pastre se apresenta sábado e domingo, às 20h, no pavilhão coberto. A estrutura, de 3 mil metros quadrados, tem capacidade para abrigar seis mil pessoas. O Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro, a Banda Canzone D"Arte, e a dupla Willian e Renan também fazem shows nos mesmos dias. O ingresso custa R$2,00.
Quem for prestigiar a festa, contará ainda com um sistema de segurança. Cerca de 30 policiais civis e militares estarão circulando pelo local durante os três dias de festa. Duas viaturas da PM e uma ambulância com assistência médica farão plantão por 24 horas. Agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) e da Diretoria de Trânsito (Diretran) organizarão o trânsito nas imediações da festa.