Paraná

Santa Catarina faz barreira contra a dengue

29 mai 2001 às 11:51

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina montou três barreiras educativas na divisa com o Paraná para evitar a entrada da dengue no Estado. Desde ontem, cerca de 40 pessoas estão entregando panfletos contendo orientações sobre a doença. A campanha pode se intensificar se o número de registros da doença aumentar muito no Paraná.

Desde o início do ano, foram registrados 990 casos de dengue no Paraná. Os números são do último boletim epidemiológico liberado pela Secretaria Estadual de Saúde, na terça-feira da semana passada. Dados atualizados só serão divulgados hoje.


O número de casos de dengue que estão surgindo no Paraná motivou a campanha do governo catarinense. De acordo com o coordenador de Saúde Pública de Santa Catarina, Guilherme Farias Cunha, o que mais preocupa são os casos registrados nos municípios de Foz do Iguaçu (41 casos) e Realeza (1), ambos no Sudoeste do Paraná, mais próximos da divisa.


As três barreiras foram montadas nos municípios catarinenses de Garuva (Litoral Norte), Mafra (Planalto) e Dionísio Cerqueira (Oeste). Cunha avisa que se a dengue continuar avançando no Paraná, mais cinco barreiras serão montadas. "E as ações serão mais rigorosas. Usaremos inseticida para passar nos veículos que vierem do Estado vizinho."

O Estado de Santa Catarina registrou neste ano um único caso de dengue. Em março, um morador de Itajaí contraiu a doença em viagem a Minas Gerais.


Continue lendo