A Sanepar suspendeu nesta sexta-feira (30) o rodízio no abastecimento em Arapongas, que teve início no dia 16 de fevereiro e foi prorrogado por duas vezes. A informação foi confirmada ao portal Bonde pelo gerente regional da Sanepar, Luiz Alberto da Silva.
Segundo ele, o racionamento foi suspenso temporariamente por conta da queda no consumo de água durante os dias mais frios e ainda devido ao aumento no volume de água tratada fornecida ao município. "Nas últimas 24 horas produzimos 4 milhões de litros a mais", informou.
No início do racionamento, a Sanepar justificou que a medida era necessária por causa da defasagem de 30% no sistema para abastecimento da cidade, que foi dividida em três setores que permaneciam 24 horas sem água durante o rodízio.
Silva lembrou que o novo poço de captação, construído entre Rolândia e Arapongas, foi responsável pela melhora no sistema, no entanto, não descartou a possibilidade do retorno do rodízio até setembro, quando um outro poço deve começar a operar na cidade. Além disso, a inauguração de um novo poço está prevista para novembro.
"Se for preciso, o rodízio deve voltar a ser realizado, mas com uma duração menor. Provavelmente de 12 horas, dependendo do desempenho do sistema de abastecimento", explicou.
Neste sábado (31), os araponguenses vão ficar sem água por causa das obras de interligação do novo reservatório, que foi adiada em função das chuvas no último final de semana. Serão feitas intervenções em sete pontos na rede de distribuição entre as 6 e 18 horas. O abastecimento será normalizado a partir da meia-noite.