Paraná

Sanepar recolhe 12 toneladas de lixo nas praias do Paraná

19 dez 2011 às 15:12

Doze toneladas de lixo foram recolhidas pela Sanepar em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná no primeiro fim de semana da operação de limpeza com máquinas automatizadas e coletores nas praias paranaenses. Garrafas de cerveja, garrafas plásticas, cocos, latas de refrigerantes e de bebidas alcoólicas formam a maior volume de lixo coletado.

Até 29 de fevereiro, a Sanepar limpará, dia e noite, os 61 quilômetros de praia nos três municípios. Seis máquinas limpadoras de areia começaram a trabalhar na sexta-feira (16). A Sanepar também distribuirá aos banhistas 50 mil coletores individuais de bitucas de cigarro, 300 mil sacos de lixo biodegradáveis e 200 mil revistas em quadrinhos com dicas de preservação ambiental.


"A população está colaborando, ao colocar resíduos nas sacolas biodegradáveis e nos tambores de coleta", afirma o gerente da Sanepar no Litoral, Carlos Roberto Pinto.


HORÁRIOS – As máquinas da Sanepar, peneiras automáticas puxadas por trator que separam o lixo e devolvem areia limpa à praia, trabalham nas madrugadas, da 1h às 8h, inclusive sábados e domingos. Durante o dia (das 10h às 17h30), seis dumpers (veículos de pequeno porte, motorizados, com caçamba) circulam na faixa de banho. Ao mesmo tempo, coletores catam o lixo da areia. Todas as pessoas envolvidas no trabalho foram orientadas a preservar as áreas de restinga, importantes para o ecossistema do Litoral.

A caçamba de cada máquina limpadora tem capacidade para 750 quilos. Quando está cheia, os resíduos são recolhidos por equipes do Instituto de Águas do Paraná. Os dumpers têm capacidade para até 2 mil quilos. As máquinas limpadoras e os dumpers fazem o trabalho desde a Barra do Saí, em Guaratuba, até a praia Pontal do Sul, em Pontal do Paraná. Também estão à disposição dos veranistas, na beira da praia, 1.200 tambores onde o lixo pode ser depositado.


Continue lendo