A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) pode ser obrigada a instalar aparelhos que impedem a passagem de ar nos hidrômetros para garantir que os medidores registrem apenas o consumo de água. Projeto de lei neste sentindo está tramitando na Assembléia Legislativa e já foi aprovado pelos deputados. Se a emenda for aprovada, a nova lei dependerá apenas da sanção do Executivo para entrar em vigor.
O projeto foi baseado num estudo da Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG), segundo o qual a instalação de eliminadores de ar em hidrômetros daquela cidade reduziu em até 35% o consumo de água. Projetos de lei semelhantes ao do Paraná também tramitam no Senado e na Assembléia Legislativa de São Paulo.
A questão é polêmica e promete gerar muita discussão. Segundo o Procon do Paraná, no ano passado foram registradas 386 reclamações contra os serviços de água e esgoto, a maioria delas relacionadas a cobranças indevidas. De janeiro a maio deste ano, foram 249 atendimentos. Segundo os atendentes do Procon, muitos consumidores reclamam do funcionamento dos hidrômetros.
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.