Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hidratação

Sanepar orienta usar apenas água potável e se hidratar

AEN-PR
03 mar 2019 às 11:23
- Agência Estadual de Notícias
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com as altas temperaturas e o feriadão de Carnaval, a Sanepar reforça à população a necessidade de manter o corpo hidratado e o cuidado de utilizar apenas água potável. Água de bica e fontes, ou que desce da serra, pode trazer doenças, apesar de ser transparente e muitas vezes parecer boa para consumo. São necessárias análises que atestem a qualidade.


De acordo com a enfermeira do Trabalho da Sanepar, Priscilla Rissetti de Souza, o hábito de tomar água é muito saudável e não deve ser esquecido em nenhum momento, mas o cuidado deve ser redobrado quando as pessoas se exercitam muito, como ocorre nas festas de Carnaval. "Crianças, idosos e pessoas que tenham dificuldade para se hidratar sozinhas devem ter ajuda e atenção especial", orienta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Priscilla explica que a água compõe cerca de 70% do corpo humano. "Perdemos água pelo suor, urina, fezes e lágrimas e, com temperaturas elevadas, a perda ocorre de maneira mais rápida porque transpiramos mais. Em dias mais quentes, o cuidado deve ser redobrado". Ela destaca que a desidratação ocorre de maneira rápida e pode trazer confusão, tonturas, alteração de humor, dificuldades de memória e concentração. Em casos mais graves, pode ser preciso internamento para evitar comprometimentos mais sérios da saúde e mesmo a morte.

Leia mais:

Imagem de destaque
Nesta semana

Técnicos do IAT de Pitanga resgatam filhote de coruja-buraqueira

Imagem de destaque
Na próxima semana

Fórum de turismo religioso que acontecerá em Lunardelli segue com inscrições abertas

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Três novas unidades

Arapongas e mais duas cidades ganham usinas solares da Copel


A enfermeira lembra que o consumo de bebidas alcoólicas, como a cerveja, pode aumentar a desidratação. "Como ela é uma bebida diurética, quem a consome acaba indo mais ao banheiro e eliminando mais líquido. Assim, é necessário tomar mais água para manter a hidratação adequada e evitar os sintomas relacionados ao álcool", diz.

Publicidade


Para funcionar bem, nosso organismo precisa estar hidratado com água tratada e de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa. Segundo ela, a sede é um mecanismo que indica que precisamos de água, mas a desidratação pode vir antes de termos sede.


A enfermeira afirma também que a água deve vir sempre de fonte confiável. "Há pessoas que, ao descerem para o Litoral do Paraná, param seus carros e pegam água que desce da Serra do Mar em bicas e fontes. Muitos pensam que é boa porque está geladinha e tem bom sabor. Isso é engano. São necessárias análises que atestem a qualidade", alerta.

Publicidade


Consumir água não-tratada, alerta Priscilla, é um grande risco para a saúde. A água contaminada pode causar diarreia, cólera, febre tifóide, leptospirose, hepatite A, amebíase e giardíase. Ela lembra que sucos e chás também podem ser utilizados para a hidratação.


Cada pessoa tem necessidades específicas de hidratação, mas a recomendação geral é que homens ingiram cerca de três litros de água por dia e as mulheres, dois. "Crianças, idosos, atletas, pessoas enfermas e deficientes devem ter recomendações médicas, conforme suas condições e necessidades", explica Priscilla.

Publicidade


Ela orienta que seja estabelecida uma rotina de hidratação. "Tomar um pouco de água a cada hora é uma ótima forma de ficar bem hidratado. A cor da urina é uma indicação para saber se a hidratação foi eficiente. Quanto mais clara, mais hidratada", diz a enfermeira.


Nos municípios litorâneos de Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes e Pontal do Paraná, o abastecimento de água é feito pela Sanepar, assim como em Curitiba e em mais de outras 300 cidades do Paraná. A água da Sanepar é tratada com cloro, o que garante a sua potabilidade e qualidade, e com flúor, que auxilia na prevenção de cáries dentárias, em atendimento à legislação.


A companhia segue procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água, determinados pelo Ministério da Saúde. O trabalho é realizado por mais de 500 empregados, nas 146 estações de tratamento de água e 82 laboratórios de análise da qualidade da água que a empresa possui no Paraná.

Mais de 46 mil parâmetros são analisados por dia pela Sanepar para garantir a qualidade da água que distribui. Os resultados das análises são divulgados periodicamente no site da empresa (http://www.sanepar.com.br), em um relatório anual e também, de forma resumida, na conta mensal de seus clientes, além da divulgação obrigatória para secretarias municipais e estaduais e para o Ministério da Saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade