Paraná

Sanepar esperar solucionar problemas até segunda-feira

03 jan 2003 às 18:40

A Sanepar espera que o abastecimento de água em Matinhos e Pontal do Sul, no Litoral do Estado, esteja totalmente regularizado neste sábado. Em Guaratuba, onde a situação é mais crítica, os problemas só devem cessar na segunda-feira. Muitos comerciantes e veranistas dizem que já esperavam pela falta d'agua durante o feriado de Ano Novo, como ocorre em todos os anos, mas reclamam que o problema começou mais cedo desta vez.

De acordo com o proprietário do restaurante La Bodeguita, em Matinhos, Sidney Agassi, houve falta d'agua antes do Natal. ''Eu nem tinha muito movimento aqui e já havia problemas com a água'', relatou. Ele disse que fez reformas no estabelecimento e achava que não teria problemas. ''Tenho caixas d'agua e uma cisterna grande, me preparei, mas mesmo assim tive que pegar água de balde nos vizinhos para lavar a louça'', afirmou.


De acordo com o gerente de negócios da Sanepar no Litoral, Gilberto Tomazella, duas estações de tratamento na região devem ficar prontas até agosto deste ano. Uma está em Guaratuba, que vai aumentar a produção atual de 200 litros por segundo para 400 litros por segundo, e a outra em Praia de Leste (que atende Matinhos e Pontal do Sul), que vai adicionar uma produção de 520 litros por segundo no sistema, atingindo 980 litros por segundo.


O governo estadual está investindo R$ 60 milhões em obras de água no litoral, financiados pelo governo japonês, informou Tomazella. ''O agente financiador é muito rigoroso e por isso as empreiteiras vão ter que cumprir com os prazos'', afirmou.

A Sanepar está distribuindo folhetos no litoral com orientações sobre o consumo responsável de água. Uma das dicas é lavar o carro com balde, em vez de mangueira, o que possibilita uma economia de 670 litros de água, explica Tomazella.


Continue lendo