O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) do Litoral começa a funcionar nesta sexta-feira (22), logo depois da habilitação do serviço pelo Ministério da Saúde. A estrutura já foi organizada com a contratação e capacitação dos profissionais de saúde.
De acordo com o diretor de políticas de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde, Vinicius Filipak, nesta quinta (21) e sexta-feira (22) técnicos do Ministério da Saúde visitarão as instalações do Samu para avaliar se o serviço está apto a começar a funcionar. "As vistorias técnicas na central de regulação, bases de apoio logístico e ambulâncias são pré-requisitos para a habilitação do Samu", explicou. A partir do aval do governo federal o serviço já pode entrar em funcionamento.
O sistema contará com uma frota de seis ambulâncias de simples remoção e uma UTI móvel para atender cerca de 270 mil pessoas, distribuídas em sete municípios da região.
TREINAMENTO - Na segunda (18) e terça-feira (19) foi realizado em Paranaguá o curso de regulação médica para os profissionais que trabalharão no Samu do Litoral. A capacitação reuniu cerca de 80 profissionais (médicos, enfermeiros, motoristas, telefonistas e outros técnicos) que farão parte do atendimento à urgência e emergência na região.