A Diocese de Jacarezinho não renovou o convênio com os seis freis capuchinhos da Paróquia Santo Antônio de Pádua, para revolta da população de Santo Antônio da Platina, que se manifestou contra a transferência dos freis, presentes no município desde 1928.
Nos últimos dias, os platinenses pintaram os vidros dos carros com frases a favor da permanência dos capuchinhos e o setor de juventude da paróquia local promete uma grande manifestação neste sábado, às 18h30, contra a decisão do bispo Dom Antônio Braz Benevente. O convênio, que foi renovado nos últimos 83 anos, vence no próximo dia 31.
O coordenador paroquial, Orlando Pimentel, disse que apenas uma rápida reunião foi realizada em setembro entre a Paróquia Santo Antônio de Pádua e a Diocese de Jacarezinho, mas a permanência dos freis capuchinhos não continuou sendo discutida nos meses seguintes. "O bispo impôs a vontade dele, sem ouvir a opinião popular. Mas a igreja católica é a formada pelo povo", argumentou.
De acordo com Pimentel, os capuchinhos querem ficar na paróquia, que será dividida para atender outras localidades. "Meus avós e pais acompanhavam o trabalho dos capuchinhos na paróquia da cidade. Agora, simplesmente o bispo determina e não dá oportunidade para o povo se expressar", reclamou. Na opinião do coordenador, o diálogo é a melhor maneira para definir o futuro dos freis. "Dividir a paróquia não era o caminho. A igreja está dividida na época do Natal, quando se comemora o nascimento do menino Jesus", lamentou.
"Não precisa de justificativa"
O bispo Dom Antônio Braz Benevente, afirmou que a decisão de finalizar o convênio com os freis capuchinhos foi tomada pelo Conselho de Presbíteros da Diocese de Jacarezinho. Ele também ressaltou que a posição será mantida apesar do apelo popular dos platinenses. Questionado sobre os motivos do término do convênio após mais de 80 anos, o bispo respondeu: "Não precisa de justificativa", rebateu.
"O serviço não foi prestado da maneira correta, por isso, a diocese está assumindo", resumiu. No entanto, a principal queixa do bispo é o número de crismado, considerado baixo em uma cidade com a população de Santo Antônio da Platina