O sábado (20) amanheceu gelado na maior parte do Paraná, surpreendendo até mesmo os meteorologistas. Segundo o Instituto Simepar, as menores temperaturas foram registradas na região Centro-Sul do Estado durante a madrugada. Em Palmas, os termômetros chegaram a 2.2 ºC, e em Guarapuava a mínima ficou em 4 ºC.
Outras cidades também tiveram a manhã mais fria do ano até agora, como Castro (5.8 ºC), Jaguariaíva (6 ºC), Cambará (8.1 ºC) e Toledo (7.4 ºC). Tradicionalmente fria, Curitiba registrou mínima de 6.5 ºC. Na região Norte, a mais quente do Paraná, a temperatura mínima ficou na faixa dos 9 ºC.
De acordo com boletim do Simepar, no outono as condições do tempo tendem a mudar muito rápido, tão rápido do que os equipamentos de previsão não conseguem ser atualizados a tempo de prever as mudanças repentinas das condições meteorológicas. Por isso, as previsões podem ser alteradas de uma hora para outra. Foi o que ocorreu neste sábado, quando uma a massa de ar frio favoreceu o declínio das temperaturas em praticamente todas as regiões paranaenses.
Segundo a meteorologista Ana Beatriz Porto da Silva, apenas a massa de ar não garante a estabilidade do tempo no Estado, já que a presença de ventos favoreceram o transporte de ar úmido e a formação de nuvens de chuva, ou seja, ao mesmo tempo que faz frio, também chove em muitas cidades.
Previsões feitas no início desta manhã, mostram que do Oeste ao Norte do Paraná chove desde a madrugada e que as chuvas continuarão ao longo do dia. Ainda pela manhã as precipitações chegam à região central do Estado. As temperaturas apresentam uma oscilação bem menor do que nos últimos dias.
Em Londrina, o sábado será frio e chuvoso, e a máxima não passa de 14 ºC. Já no domingo as temperaturas prometem subir, com mínima de 12 ºC e máxima de 23 ºC, mas a chuva pode persistir.