Paraná

Rússia suspende embargo para carnes do Paraná

25 nov 2007 às 17:17

A Rússia suspendeu o embargo para a compra de carnes suína e bovina do Paraná. A medida foi imposta há dois anos, quando houve a suspeita da ocorrência de foco de febre aftosa no Estado. A informação foi repassada, por telefone, ao secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, pelo secretário nacional da Defesa Sanitária Agropecuária do Ministério da Agricultura e do Abastecimento, Inácio Afonso Kroetz.

A Rússia teria reconhecido os avanços do controle sanitário animal exercido no Paraná, durante a visita de uma missão de veterinários daquele país ao Estado, em setembro deste ano. A primeira providência adotada velos veterinários russos foi a liberação dos embarques de carnes para a Rússia, pelo Porto de Antonina, em Paranaguá, em contêineres abertos.

De acordo com informações da AEN, o serviço de sanidade animal e vegetal está sendo ampliado com a contração de funcionários nomeados esta semana pelo governador Roberto Requião. São 200 técnicos, aprovados em concurso, que estão sendo contratados pelo Estado para reforçar a equipe de técnicos do Defis, que vai ampliar ainda mais os serviços de vigilância sanitária e modernização do controle de trânsito animal e vegetal, uma das principais exigências da missão da União Européia, que esteve no Paraná recentemente.


Continue lendo