Como parte dos preparativos para o Natal de Luz no Palácio Avenida, em Curitiba, foi realizada na madrugada deste sábado uma grande limpeza do Calçadão da Rua XV de novembro, local onde o espetáculo é apresentado.
Dez empresas do setor de Asseio e Conservação mobilizaram 152 trabalhadores voluntários de suas empresas para lavar 25 mil m² do calçadão. Com baldes e vassouras na mão, os trabalhadores passaram a madrugada realizando o trabalho espontâneo. O setor aposta que para manter a saúde do cidadão, a limpeza é fundamental.
O mutirão começou a limpeza às 22h do dia 23 de novembro em frente ao prédio da Associação Comercial do Paraná, um dos parceiros do evento e terminou com uma cerimônia às 10h do dia 24 na Boca Maldita.
Os preparativos começaram na noite de sexta-feira, com um jantar para os voluntários, como forma não só de prepará-los, mas de vaorizar o trabalhor. Com o estômago cheio e o espírito preparado, os agentes de limpeza passaram a madrugada trabalhando na limpeza do calçadão, ajudando a manter a capital ecológica ainda mais limpa nos início das festividades natalinas.
Tudo é grandioso quando se trata de um dos cartões postais da cidade. Os números impressionam: 100 mil litros de água não potável, 18 mil metros quadrados, duzentos profissionais da área de limpeza, 10 empresas parceiras.
A disposição chamou a atenção de um grupo de cariocas que desembarcava no centro da cidade à noite. Antônia Timóteo e Antônia Carvalho vieram a Curitiba para participar da maratona da cidade, um dos mais importantes eventos esportivos da capital paranaense. As duas contam que já conheciam a fama de cidade limpa, mas a alegria e a disposição dos voluntários chamaram atenção.
A faxina nas seis quadras do calçadão da rua XV foi uma iniciativa conjunta da Fundação de Asseio e Conservação do Paraná e da Associação Comercial. A iniciativa está incentivando outras cidades. Almirante Tamandaré, por exemplo, está negociando uma ação semelhante em seu centro.