Um cidadão de Curitiba flagrou agasalhos pertencentes a moradores de rua sendo recolhidos por um caminhão de lixo. A ação foi registrada na manhã de quarta-feira (10) no calçadão da Rua XV, no centro da capital paranaense. A imagem gerou repercussão após ser publicada no Facebook. "Esta noite, quando o frio chegar e essas pessoas forem procurar seus parcos pertences, vão descobrir que foram roubadas", postou o internauta.
A Prefeitura de Curitiba informou que atendeu a um pedido da Polícia Militar para empréstimo do veículo para retirada de lixo. Em nota, a administração municipal relatou que "em nenhum momento foi informada que o trabalho envolveria pessoas em situação de rua".
"A Prefeitura de Curitiba esclarece que toda a abordagem a pessoas em situação de rua é coordenada pela Fundação de Ação Social (FAS) e foi um equívoco as equipes da FAS não terem sido comunicadas pela Polícia Militar do objetivo da ação na rua XV de Novembro".
No comunicado, a prefeitura destacou que o episódio contraria a política de direitos humanos e assistência social do município. "Casos de obstrução de via pública podem, eventualmente, ser objeto de ações de remoção e limpeza, mas sempre se observando o componente humano em primeiro lugar, especialmente quando estão envolvidas pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social".
A Polícia Militar também se posicionou sobre o recolhimento das roupas dos moradores de rua. Conforme o Bom Dia Paraná, da RPC TV, a corporação disse que atendia uma ocorrência para limpar o local por conta de denúncias de mau cheiro e risco de entupimento de bueiros. A PM argumentou ainda que as roupas não pertenciam a nenhuma das pessoas presentes durante a operação.