Pelo menos 20 carros são roubados todos os dias em Curitiba. Em comparação ao mesmo período do ano passado, entre os meses de março e abril deste ano os furtos e roubos de carros em Curitiba cresceram 12,5%. Apesar do aumento nos dois últimos meses, em janeiro e fevereiro de 2001 o número de veículos furtados e roubados foi 12,04% menor em relação a igual período do ano passado.
No total, de janeiro a abril deste ano 2.420 carros saíram das mãos de seus donos, número semelhante ao registrado ano passado, quando foram registradas 2.367 ocorrências.
Para o delegado Hormínio de Paula Lima Neto, da Furtos e Roubos de Veículos, a média mensal de carros roubados vem se mantendo estável. De acordo com o delegado, entre março e abril do ano passado as ocorrências diminuíram por conta da passagem pelo Estado da CPI Nacional do Narcotráfico e também por causa de investigações da Procuradoria de Investigações Criminais (PIC) sobre os desmanches ilegais de veículos em Curitiba. Com relação à média diária de carros roubados, Lima Neto afirmou que se comparado ao tamanho da frota da capital - cerca de 710 mil veículos - o número é pequeno.
As estatísticas da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos apontam ainda que pouco mais da metade dos carros furtados e roubados (51%) entre março e abril deste ano foram recuperados e devolvidos aos seus donos. Isso representa uma queda de 12,3% em relação ao ano passado, quando foram recuperados 63% (em média) dos veículos.
Leia mais em reportagem de Andréa Lombardo, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta sexta-feira