As Faculdades Integradas Curitiba (FIC) apresentam, nesta quarta-feira, um projeto inédito no Brasil, na área de turismo. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida pelo curso de Turismo das FIC - que propõe um roteiro na região da Guerra do Contestado (1912/1916), entre o Paraná e Santa Catarina.
De acordo com o professor Nilson Cesar Fraga, o objetivo é fazer com que o turismo desencadeie o desenvolvimento da região. "O turismo começa a acordar para o papel social que desempenha na comunidade. Queremos ampliar as opções turísticas paranaenses, que hoje se restringem a Curitiba, Vila Velha, Foz do Iguaçu e litoral", destaca.
Fazem parte do roteiro as seguintes cidades paranaenses e catarinenses: Curitiba, Lapa, União da Vitória, Porto União, Matos Costa, Calmon, Caçador, Irani e General Carneiro.
Ao todo, o viajante percorrerá cerca 1.200 quilômetros. Esse é o primeiro roteiro de turismo de guerra formulado pelo núcleo de pesquisas das Faculdades Curitiba. Já estão sendo preparados outros três itinerários: Levante de 1957 (sudoeste do Paraná), Guerra de Porecatu (norte do Paraná) e Chacina de Pitanga.