Uma explosão foi registrada na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. O acidente aconteceu por volta das 22h10 desta quinta-feira (28). A informação é do Sindicato dos Petroleiros do Parana e Santa Catarina.
Conforme o Sindpetro, a explosão foi provocada pelo rompimento de uma tubulação nas proximidades da bomba de carga para os fornos de uma Unidade de Destilação (U2100). O incêndio foi controlado no início da madrugada de hoje.
Durante toda a manhã a unidade onde houve a explosão seguia totalmente interditada. Apesar do fogo ter sido controlado, uma equipe de combate de emergência da empresa trabalhava no resfriamento.
O calor do fogo causou grandes danos estruturais, chegando a entortar vigas de sustentação de equipamentos e dutos. Dirigentes do Sindpetro estão na Repar para averiguar os fatos.
O Sindicato relatou que uma grande quantidade de óleo vazou para as canaletas de águas pluviais e o fluxo chegou à Unidade de Tratamento de Descartes Industriais (UTDI). Existe o risco de contaminação do Rio Barigui, apesar do problema estar controlado.
A equipe do Centro de Defesa Ambiental da Petrobrás (CDA-Sul), localizada em Itajaí (SC), foi acionada. Não há registros de feridos.
A Petrobrás enviou uma nota à imprensa na tarde desta sexta-feira (29) sobre o ocorrido:
A Petrobras informa que houve um princípio de incêndio na Unidade de Destilação (U-2100) da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR), às 22h30 desta quinta-feira, 28 de novembro. A equipe de contingência da unidade foi prontamente acionada e o incidente controlado rapidamente. Não houve feridos nem danos ambientais.
As causas do incêndio estão sendo apuradas. A Unidade de Destilação (U-2100) encontra-se paralisada para avaliação técnica e o abastecimento ao mercado não será afetado.
(Atualizado às 16h)