Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Escassez

Rodízio no abastecimento de água chega a mais cidades devido à falta de chuva

Redação Bonde com AEN-PR
14 dez 2021 às 17:27

Compartilhar notícia

- Sanepar
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pouca quantidade de chuva em novembro e nesta primeira quinzena de dezembro compromete o abastecimento público e obriga a Sanepar a implementar rodízio em algumas cidades do Paraná. Além de 14 cidades da Região Metropolitana, também estão em rodízio Santo Antônio da Platina, Carlópolis, Quatigá e Siqueira Campos, na região Nordeste, e Pranchita e Santo Antônio do Sudoeste, no Sudoeste.


O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) aponta a ocorrência de chuvas isoladas e de fraca intensidade em várias regiões. Este cenário de estiagem, que reduz a vazão de rios e poços, aliado às altas temperaturas, que provocam aumento no consumo, leva à adoção do rodízio para garantir regularidade no abastecimento, sem prejuízo das regiões mais altas ou afastadas dos centros de reservação, que seriam as mais afetadas na distribuição da água.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A cidade de Dois Vizinhos está em alerta e corre o risco de também ter rodízio no abastecimento a partir da próxima semana. Nesse sistema, abastecido por poços e pelo Rio Girau Alto, a queda na vazão chega a 35%. Mesmo com todas as melhorias e manobras no sistema, está difícil manter o fornecimento de água de forma regular para todas as regiões da cidade. Jardim Alegre, Califórnia e Paranavaí também estão em alerta. A Sanepar orienta para o uso racional da água.

Leia mais:

Imagem de destaque
PR-445 e PR-323

Lote 3 das novas concessões terá rodovias estaduais duplicadas entre Londrina e São Paulo

Imagem de destaque
Avaliação seriada

UEM aplica provas do PAS para quase 24 mil estudantes neste domingo

Imagem de destaque
Maior felino das Américas

Itaipu celebra Dia Internacional da Onça-pintada

Imagem de destaque
Bloqueio total do tráfego

BR-376 em Sarandi será interditada neste domingo para obras do novo viaduto


Esta situação confirma as previsões meteorológicas que apontavam chuvas abaixo da média em todo o território paranaense em dezembro, alinhada à tendência climática global da La Niña no Oceano Pacífico, com impacto de baixas precipitações no Sul do Brasil.


Conforme dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), em 2021 é de 26% o déficit de chuvas no Brasil em relação à média histórica da última década.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo