Paraná

Richa diz que momento é de comemorar "amor pelo País"

07 set 2013 às 13:37

O governador do Paraná, Beto Richa, afirmou neste sábado (7), durante o desfile em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, em Curitiba, que a data comemora o amor dos brasileiros pelo país. "É um momento cívico, em que comemoramos a paixão da população pelo Brasil, um povo ordeiro e trabalhador, que contribui diariamente para a construção dessa grande nação", disse.

Sobre as manifestações que ocorrem nas principais cidades do País, ele falou que "vivemos um momento diferente". "Isso é compreensível e o principal objetivo é cobrar da classe política uma mudança de comportamento".


O governador garantiu que o Paraná apoia as manifestações "pacíficas, que tenham um objetivo," mas que não serão permitidas ações de violência.


De acordo com a Polícia Militar (PM), cerca de 5 mil pessoas assistiram ao desfile na Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico, onde estão localizadas as sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado, além da prefeitura da capital.


O público acompanhou a passagem de unidades do Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal de Curitiba.

Desfile
- O desfile deste ano, promovido pelo Governo do Estado em cooperação com as Forças Armadas e o município, teve a participação de mais de 1,5 mil alunos de escolas municipais e estaduais e de centenas de representantes de organizações da sociedade civil.

Na sequência, foi a vez da passagem de militares e veículos das Forças Armadas e da Polícia Militar, além dos veteranos da Força Expedicionária Brasileira. O exército trouxe para a avenida cerca de 1.800 homens e 35 veículos. O encerramento do desfile foi realizado pelo Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, da Polícia Militar do Paraná.

Segurança
– Durante o período do desfile, das 9h até perto do meio-dia, 26 pessoas foram encaminhadas pela PM ao Centro de Triagem, na capital, para averiguações. "O desfile foi ordeiro, com harmonia e tranquilidade. Famílias inteiras compareceram para celebrar os valores da pátria, valores esses que toda nação, todo país precisa ter", afirmou o comandante-geral da PM, coronel Roberson Bondaruk.


Continue lendo