Paraná

Reunião pública vai discutir projeto do desvio ferroviário

10 dez 2002 às 16:27

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) vai realizar nesta quinta-feira reunião pública com a população de Curitiba para discutir o projeto de construção de um desvio que altera o traçado do ramal ferroviário que atualmente atravessa 12 bairros da cidade. A reunião será realizada na Sociedade Morgenau, no Cristo Rei, às 19h.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a abertura vai ser feita pelo prefeito em exercício, Beto Richa. Em seguida, técnicos da Coordenadoria da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) vão fazer a apresentação do projeto. Os participantes vão poder tirar dúvidas sobre o estudo de impacto ambiental e apresentar sugestões.


O debate com a comunidade é um dos procedimentos necessários ao processo de licenciamento ambiental do projeto, conduzido pelo IAP. O projeto executivo de engenharia (completo) ainda não foi concluído.


A construção de um desvio ferroviário para acabar com a circulação de trens de carga no perímetro urbano de Curitiba é uma antiga reivindicação. Os trilhos atravessam 12 bairros da cidade (Rebouças, Jardim Botânico, Cristo Rei, Alto da XV, Hugo Lange, Cabral, Bacacheri, Boa Vista, São Lourenço, Barrerinha, Abranches e Cachoeira) num traçado que inclui algumas das áreas de maior adensamento da cidade e alcança uma população estimada em 150 mil pessoas.

O projeto cria um traçado alternativo, que passa por quatro municípios da Região Metropolitana, alcançando áreas rurais, com poucos cruzamentos e sem conflitos de trânsito. De acordo com o projeto básico, o desvio terá entre 45 e 50 quilômetros de extensão e será construído com recursos do Orçamento da União. A primeira parcela para a fase inicial de obras, no valor de R$ 23 milhões, faz parte do orçamento 2002 e as demais serão incluídas nos próximos exercícios. O objetivo é concluir a obra em três anos.


Continue lendo