Paraná

Retirada de barraqueiros acaba em confusão

31 out 2001 às 20:41

As barracas instaladas em praças e canteiros de Ivaiporã (110 km ao sul de Apucarana) estão sendo demolidas pela prefeitura. A ação foi iniciada ontem à tarde em clima de indignação da população, que presenciou a derrubada da lanchonete 'Ripa's', que fica numa praça na Avenida Souza Naves esquina com a Rua Bandeirantes. Hoje (31/10) à tarde os próprios barraqueiros começaram a demolir seus pontos de comércio, temendo mais ações violentas.
Uma pá carregadeira destruiu a lanchonete de Valdinei Katchnowsk, instalada há seis anos na praça. Segundo o vereador Ciro Fernandes Gouveia Júnior (PT), 'diante da violência com que a lanchonete foi demolida', os outros sete barraqueiros que ocupam espaços públicos decidiram não resistir mais à desocupação.
Na tarde de terça-feira, de acordo com o vereador, o prefeito Pedro Papin (PTB) convocou a população pela rádio local para assistir ao 'espetáculo': a derrubada da lanchonete 'Ripa's'. A população se revoltou e tentou impedir a ação atirando pedras e ficando em frente à pá carregadeira.
Segundo o chefe de gabinete da prefeitura, Carlos Andrade, desde fevereiro a administração estava tentando a desocupação dos espaços públicos, sem obter êxito.

* Leia mais em reportagem de Érika Pelegrino na Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quinta-feira


Continue lendo