Paraná

Ressacas continuam até terça

07 mai 2001 às 10:33

A ameaça das ressacas deve persistir até amanhã. De acordo com previsão do Centro de Hidrografia da Marinha, no Rio de Janeiro, o fenômeno vem sendo provocado pela frente fria que chegou ao Sul do Brasil no final de semana. Os meteorologistas do centro explicam que o frio gerou um "sistema de baixa pressão", com fortes ventos em alto mar, provocando então as ondas que atingiram a costa paranaense.

O fenômeno da ressaca ocorre quando os ventos em alto mar persistem por mais de 12 horas na mesma direção e intensidade. Esses ventos, segundo os meteorologistas, agitam o mar formando as ondas, que no caso de Matinhos passaram dos 5 metros de altura. Elas começam a se formar em alto mar, chegando na área da costa por causa dos fortes ventos.


Na tarde de ontem a previsão era de que as ondas atingissem cerca de 2,5 metros de altura. Na avaliação do Centro de Hidrografia, quando elas atingem essa altura já podem ser consideradas de alta intensidade, merecendo atenção em termos de alerta por parte das autoridades e população das regiões para onde há previsão de ressaca. A formação dos ventos e agitação do mar, nesse caso provocada pela chegada da frente fria, é definido pela Marinha como "ciclone extra-tropical".

A previsão de novas ressacas, com ondas que podem passar dos 5 metros, se deve ao fato de o sistema de baixa pressão ainda permanecer estacionado em alto mar, na faixa litôranea de São Paulo e Paraná. Os ventos devem continuar fortes.


Continue lendo