Paraná

Requião volta a atacar imprensa em sessão de posse

01 jan 2007 às 12:02

O governador Roberto Requião tomou posse na manhã desta segunda-feira (01) de seu terceiro mandato (fato inédito no Paraná) como governador do Estado. Em sessão solene realizada na Assembléia Legislativa, Requião prestou o juramento de respeitar a Constituição Federal, assinou o termo de posse e fez o primeiro pronunciamento no novo mandato. Em seguida, Requião se dirigiu para uma solenidade ao lado do novo prédio do Centro Cívico, que será a sede do governo do Estado enquanto o Palácio Iguaçu for reformado.

Cumprindo o que determina a Constituição do Paraná, Roberto Requião prometeu "cumprir e fazer cumprir a Constituição do Estado do Paraná, observar as leis e promover o bem estar geral do povo paranaense". O deputado estadual Antonio Anibelli leu o termo de posse no mandato, que vai até 1º de janeiro de 2011. Em seguida, o vice-governador Orlando Pessuti prestou o compromisso constitucional e os dois assinaram o livro de posse. Logo depois, o presidente da Assembléia Legislativa os declarou empossados nos cargos.


Em seu discurso na Assembléia Legislativa, Roberto Requião adotou um tom agressivo contra adversários políticos, grupos econômicos e veículos de comunicação. O governador declarou que seu desempenho apertado nas urnas - venceu por uma diferença de 10.479 o adversário Osmar Dias – seria resultado de uma campanha agressiva contra sua gestão: "Discursavam com sangue na boca e um punhal entre os dentes".


Requião voltou a criticar a imprensa pela cobertura das eleições. Segundo ele, a imprensa teria agido de má-fé nas últimas eleições e favorecido seus adversários.


À tarde, Requião estará em Brasília para prestigiar a posse do presidente reeleito Luiz Inácio Lula da Silva.


Currículo


O governador Roberto Requião de Mello e Silva nasceu no dia 5 de março de 1941, em Curitiba. Filho do médico e ex-prefeito de Curitiba, Wallace Thadeu de Mello e Silva e de Lucy Requião de Mello e Silva, é casado com Maristela Quarenghi de Mello e Silva e pai de Maurício Thadeu e Roberta. É formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná e em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Também cursou Urbanismo pela Fundação Getúlio Vargas.


Foi deputado estadual (1983/85), prefeito de Curitiba (1986/89), secretário do Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná (1989/90), governador do Estado do Paraná (1991/94), senador da República (1994/2002), eleito pela segunda vez para governar o Paraná (2003/06), e reeleito para ser o governador do Paraná para o mandato 2007/10.

Com informações da Agência Estadual de Notícias


Continue lendo