O governador Roberto Requião determinou, nesta terça-feira, a construção de dois novos educandários na região metropolitana de Curitiba e a abertura de cinco unidades de internação provisória e definitiva, que estão em fase de conclusão, para atendimento ao menor infrator.
Requião também autorizou a utilização de unidades do Instituto de Ação Social do Paraná (Iasp), já construídas e equipadas, localizadas no bairro Tarumã, para funcionar como casas de semi-liberdade.
Segundo a secretaria estadual da Comunicação Social, essas medidas irão proporcionar 164 novas vagas no Estado. De acordo com o diretor do Iasp, José Wilson Souza, o Paraná tem 780 adolescentes internados e um déficit de 250 vagas.
Os dois educandários serão construídos em municípios situados no Norte e Oeste da região metropolitana da capital, terão 80 vagas cada um e deverão estar concluídos até setembro de 2004.
Ainda segundo a secretaria da Comunicação, o educandário de Londrina, com 84 vagas, e as unidades de internação provisória de Fazenda Rio Grande, Umuarama, Maringá e Santo Antônio da Platina, com 20 vagas cada uma, devem entrar em funcionamento no prazo de 30 dias.
Também será ampliado o Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Infrator (CIAADI) de Curitiba.