Paraná

Requião extingue 43 cursos universitários no Paraná

09 mar 2004 às 07:30

O governador Roberto Requião (PMDB) anunciou na segunda a extinção de 43 cursos nas cinco universidades estaduais do Paraná. Para Requião, a criação desses cursos, que aconteceu entre 2000 e 2002, na gestão de Jaime Lerner (PSB), não foi acompanhada de previsão orçamentária e didática.

A decisão, na prática, cancela este ano os vestibulares para ingresso nesses cursos e os alunos que já estão estudando vão poder se formar. As universidades ainda vão ter a chance de apresentar justificativas ao governo estadual para manter os cursos.


''Isso é mais caso de polícia do que de ensino superior'', afirmou o governador sobre a criação dos 43 cursos. O governo estadual ainda não divulgou quais os cursos que serão extintos. Contudo, quase metade deles (21) são da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

O argumento do governo do Estado é que não há recursos e professores suficientes para manter os cursos. Segundo o governador, as universidades estaduais consomem cerca de R$ 450 milhões de recursos do Estado.


Continue lendo